terça-feira, 24 de maio de 2011

Desafio da Pontuação

Foleando a gramática
Eu me pus a escutar
Uma fala sistemática
Dos pontos a conversar.

Diziam da finalidade
E da Importânia que têm
E até uma rivalidade
Ali percebi também.

Disse a virgula metidinha
Eu sirvo pra separar
Palavras e orações separadinhas,
São muais fáceis de falar.

E eu, disse o ponto e vírgula
Marco uma pausa maior
Minha presença, sem dúvida
Terna a leitura melhor.

Vocês dois são muito tontos
Tentando me menosprezar
Impossível sem os dois pontos
Uma fala anunciar.

Não quero me gabar,não
Mas se querem perguntar
Com o ponto de interogação
Vocês precisam contar.

Mas se querem demonstrar
Um susto, uma indignação,
Comigo é que vão contar
Sou o ponto de exclamação.

E se interromper o pensamente
For de, sua preferência,
Poderá neste momento
Contar com as reticências.

Sei palavras, locuções
Com cuidado isolar
Para das explicações
Vão nos parênteses ficar.

Sou travessão, traço maior
E sirvo, para indicar
Mudança de interlocutor
Ou que outra vai falar.

Querendo alguma palavra
Ou conceito destacar
Você nunca se encrava
Se as aspas souber usar.

Eu sou parente das aspas
Colchete; sou melhor, eu explico:
Tenhos muais cunho didático
Mais filológico, mais científico.

Pois eu, sou uma estrelinha
Me chamam de asterisco
No pé da página, no final da linha
Algumar coisa eu explico.

Para indicar em um texto
Ou num artigo de Lei
Para isto é que me presto.
Sou o Parágrafo, bem sei.

Agora para acabar
Com esta prosa banal
Comigo é que vão contar
Eu sou ponto final.

Conversa interessante
Foi esta que pude escutar
Descobri quanto é importante
Com eles poder contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário